crossorigin="anonymous">
top of page

Youtube: em casa, no bus, em todo o lado

Atualizado: 16 de ago. de 2022

Uma expressão típica da Rádio Comercial passou rapidamente a ser utilizada em diversos contextos. E quando se junta o contexto académico e o Youtube, o mais certo é que aconteça o mesmo: seja em casa, no autocarro ou onde quer que seja, ele está sempre lá pronto para nós. Mas porquê fazermos um artigo sobre o Youtube?

Durante as últimas semanas realizamos em várias cidades sondagens sobre a utilização do Youtube pelos estudantes: uma das perguntas era se já tinham usado o Youtube para sobreviver ao contexto escolar e qual foi o nosso espanto em saber que a percentagem de respostas afirmativas rondavam os… 98,3%

Usar o Youtube está no DNA de todo o mundo universitário. E porquê? Por vezes os professores não são suficientemente explícitos ou não aprofundam o suficiente determinadas matérias, faltam bases para percebermos algo ou simplesmente ficamos confusos com alguns conceitos /exercícios. Quando damos conta, estamos na web a pesquisar tim tim por tim tim (vais negar que nunca escreveste uma dúvida ao Google/Safari como se fosse o teu professor?). Eis que, ao fazer este tipo de pesquisas, todos nós chegamos à conclusão de que é ao Youtube que vamos quase sempre dar. Porque no fundo é lá que estão todos os tipos de vídeos e conteúdos explicativos que nos vão ajudar a rever a matéria em causa.

ree

Estudar através do Youtube é algo incrível. Aliás, transcrevo as palavras que um estudante da FDUP disse sobre esta plataforma: “O Youtube é mais do que um complemento às aulas teóricas. Está online 24h por dia, 365 dias por ano, responde às nossas mensagens em milésimos de segundo e podemos sempre voltar atrás quando não percebemos algo sem ter medo de que o Youtube nos julgue por sermos demasiado burros para precisarmos de estar sempre a voltar atrás”.

ree

Não só temos a vantagem de poder escolher quem nos ensina, como ensina, o tipo de conteúdo, a velocidade, como também podemos ver onde quisermos. Aproveitar uma viagem de autocarro – usufruindo do wi-fi gratuito sempre que existir para não ficar sem dados à custa desta plataforma que adora comer o nosso plafond – para rever um tema que não ficou bem entendido passa a ser possível abrindo o amigo Youtube. Se estás no superior, prepara-te: em breve vais precisar dele – aliás, o objetivo deste artigo é alertar-te para essa realidade e saberes ao que deves recorrer caso estejas a nadar num mar de conceitos que não entendeste. E se estás no secundário, pode sempre ser uma opção – para isso mesmo temos os nossos parceiros espetaculares com + de 10k de subscritores no Youtube: a Help2Learn.

Dúvidas? Envia mensagem!


Comentários


Artigos Recentes

bottom of page