crossorigin="anonymous">
top of page

Update: Encerramento de escolas

Atualizado: 16 de ago. de 2022

Em resposta a todas as mensagens que nos têm enviado, antecipamos algumas informações que obtivemos tanto da parte do MCTES como da entrevista em curso à Ministra da Saúde.

ree

Sobre as escolas que poderão encerrar: a proposta do Ministério da Educação propõem o encerramento geral. No caso de ser aprovado o encerramento das escolas, deverá ser encerrado desde o pré-escolar até ao ensino superior. No entanto ainda não há certezas no que toca ao ensino superior devido a dados epidemiológicos obtidos recentemente sobre a população de ensino superior contrariarem e demonstrarem que os universitários não são a população mais preocupável atualmente. Estas ultimas informações, em conjunto com resultados de testes rápidos à nova variante inglesa de COVID-19 feitos em algumas escolas do país, permitirão tomar uma decisão final ainda amanhã. Em todo o caso, será dado um intervalo às escolas para se prepararem e adaptarem para uma eventual repetição do cenário ocorrido a 12 de março de 2020. O encerramento de escolas só deverá ocorrer na próxima segunda-feira segundo fontes oficiais do MCTES. De acordo com uma declaração feita pelo Primeiro-Ministro, o encerramento das escolas será a última decisão a ser tomada. Este defende que "não podemos tomar decisões conforme as pressões. Ainda há poucas semanas a pressão era para abrir os restaurantes mais tempo, agora a pressão é para fechar mais. Nós temos de ir tomando as decisões em função daquilo que são as realidades efectivas e qual é a dinâmica efectiva"

Ainda em declarações ao Jornal Público, o Primeiro-Ministro insistiu que "convém não esquecer que todos sabemos hoje qual foi o custo social e no processo de aprendizagem para as crianças do encerramento das escolas” em Março. "E aqui não se trata de compensar as perdas económicas de uma empresa, porque essas são mais ou menos compensáveis – podemos não compensar tudo, e não temos dinheiro infelizmente para compensar a dimensão das perdas que estão a ter –, estamos a falar da formação de uma geração, e este é um dano cujo preço a pagar não é hoje, é um preço que pagaremos longamente ao longo dos próximos anos. Portanto, é preciso ter muita serenidade, ter muita calma, recolher informação e tomar as decisões.”

Mais informações em breve. Ativa as notificações do nosso Instagram para não ficares a perder nenhuma atualização.

Comentários


Artigos Recentes

bottom of page