crossorigin="anonymous">
top of page

Exames Nacionais: Cotações, perguntas facultativas & obrigatórias e outras informações

Os exames nacionais de 2023 terão uma extensão semelhante à dos anos anteriores. O processo de classificação também não sofrerá alterações, ou seja, os classificadores classificam todas as respostas aos itens que os alunos apresentarem na sua prova e registam a pontuação atribuída em cada resposta, com base nos critérios de classificação gerais e específicos. A classificação final da prova será calculada automaticamente pelo sistema informático a partir da grelha de classificação, o qual selecionará, por um lado, as respostas aos itens que contribuem obrigatoriamente para a classificação final e, por outro, de entre as demais respostas, todas com a mesma cotação, as que obtiverem melhor pontuação, tal como aconteceu nos últimos três anos (medidas excecionais tomadas em tempo de pandemia). Cada informação específica dará conta do número de itens a selecionar para a classificação final.

ree

Tal como é referido nas informações-prova publicadas em outubro de 2020, os itens cujas respostas contribuem obrigatoriamente para a classificação final podem incidir em competências e conhecimentos desenvolvidos e consolidados ao longo do percurso escolar ou na informação facultada pelos suportes associados ao item. Os alunos poderão responder a todos os itens, como é habitual, uma vez que o sistema informático selecionará automaticamente apenas as respostas que contribuem obrigatoriamente para a classificação final.

A distribuição da cotação total dos itens corresponde a 200 pontos, não havendo, portanto, qualquer conversão a efetuar. Por exemplo, numa prova com 20 itens, 10 poderão contribuir obrigatoriamente para a classificação final da prova. Dos restantes 10 itens, serão escolhidos automaticamente os 5 itens em que o aluno obteve melhor pontuação. Neste exemplo, a cotação total da prova de 200 pontos corresponde à soma das cotações referentes aos 10 itens que contribuem obrigatoriamente para a classificação final e das cotações dos 5 itens restantes.

Os itens cujas respostas contribuem obrigatoriamente para a classificação são identificados nos enunciados da forma que a seguir se apresenta:

ree

Poderá haver casos em que um mesmo suporte (texto, tabela, gráfico ou imagem) seja utilizado para a resposta a itens que contribuem obrigatoriamente para a classificação final e a outros, de entre cujas respostas serão selecionadas as que obtiverem melhor desempenho. Nesta situação, apenas os itens que contribuem obrigatoriamente para a classificação final estarão identificados, embora o suporte seja necessário para a resposta aos outros itens.

A componente de produção e de interação orais das provas de exame das Línguas Estrangeiras e de Português Língua não Materna é aplicada com recurso a um guião independente, não incluído na componente de registo escrito de cada prova.

Nos exames finais nacionais de Matemática A (635), Matemática B (735), Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835) e Física e Química A (715), as calculadoras terão que ser utilizadas em modo de exame, de acordo com o exposto no Ofício n.º 2819/2021/DGE-DSDC-DES.

- Cotações e perguntas obrigatórias & facultativas por cada exame: consulta aqui

Ficaste com dúvidas? Deixa aqui nos comentários ou manda dm para as nossas redes sociais! Bons estudos ;)

Comentários


Artigos Recentes

bottom of page