crossorigin="anonymous">
top of page

Estudante, diminui a tua pegada ecológica com os manuais escolares gratuitos!

Chegou o mês do sol no rosto, agosto, e acompanhado a ele chegam as dúvidas relacionadas com os manuais escolares gratuitos.


Como é possível aceder aos manuais escolares gratuitos?

Basta que o teu Encarregado de Educação se inscreva na Plataforma MEGA, de acordo com as das datas expostas no site, ou seja, 23 de agosto para os alunos que iniciam um novo ciclo e, para os restantes, dia 16.


ree

Todos os alunos podem ter acesso aos manuais escolares gratuitos?

É importante realçar que apenas jovens que estudem no ensino público ou doméstico podem ter acesso. É também relevante destacar que, com exceção do primeiro ciclo, apenas serão entregues manuais aos alunos que devolveram os que usaram no ano anterior, se estes foram adquiridos por este meio. A Plataforma compreende também o nome das livrarias abrangidas para o uso do vale e responde às questões mais frequentes.


Este ano os livros cedidos aleatoriamente poderão ser novos ou previamente utilizados por outros estudantes. Manuais reutilizados nem sempre são a primeira opção da maioria dos estudantes, porém revelam-se uma mais valia para o meio ambiente.

ree

Como é que a reutilização de manuais escolares pode ser benéfica?

Reutilizar é sinónimo de mais árvores com “sinal de vida” e menos emissão de gases poluentes, seja porque não é necessário um elevado número de transportes ou porque as fábricas, incluídas neste processo, produzem consideravelmente menos.


Portugal não é o único país que obtém proveito da reutilização, visto que existe um banco de manuais e material escolar que doa esses materiais a Moçambique.

Quanto aos materiais que não dispõem de salvação alguma, estes ganham vida sendo reciclados e o dinheiro, que daí se origina, é investido em material escolar novo para os estudantes moçambicanos.


Podemos e devemos ajudar o Planeta Terra a ser o mais saudável possível, para que este esteja verde para nós e para as futuras gerações.

Os pequenos gestos, que mal nos apercebemos, também fazem a diferença. Um pequeno passo para o estudante, um grande passo para o ambiente.

Comentários


Artigos Recentes

bottom of page