crossorigin="anonymous">
top of page

Conhece as melhores instituições para o teu curso!

Atualizado: 16 de ago. de 2022

Edição Regiões do Porto e Coimbra

A época de candidaturas ao Ensino Superior não poderia começar da melhor forma se não tivesses acesso a uma panóplia de informações sobre o acesso ao teu sonho. Como deverão ser as tuas convicções, o teu potencial e todo o teu empenho dedicado à construção do teu futuro?

Após inúmeros artigos sobre bolsas e oportunidades exclusivas, colmataremos todos os resquícios de dúvidas, anseios e inquietações, neste artigo. A escolha do teu curso é influenciada por diversos fatores preponderantes na decisão final aquando do preenchimento da “lista ideal” no ingresso de uma nova etapa, com maior vigor e confiança.

Assim, considerando um inquérito divulgado nos nossos grupos de WhatsApp, abordaremos os aspetos essenciais na transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior. Deste modo, apresentamos-te as perspetivas de variadíssimos universitários, que tal como tu, já passaram por esta fase, e saborearam o estilo de vida no Ensino Superior.

Este artigo é a continuação do nosso reels do Instagram! Assim, quais as regiões que deverão contemplar os teus interesses, de modo a concretizares os teus objetivos num ambiente propício ao teu desenvolvimento pessoal e profissional?


A Universidade do Porto

Fundada em 1911 A Universidade do Porto é uma instituição de ensino e investigação científica reconhecida em Portugal. Esta instituição é constituída por 14 faculdades, uma business school e mais de 50 centros de investigação.

Viver na Região Metropolitana do Porto

“Inovação, Tradição, Simpatia e Diversidade”

Testemunhos:

Nos dois anos que frequentei até agora, penso que foi um curso bastante exigente, muitas das unidades curriculares relacionadas com programação e eletrotécnica requerem muito dos estudantes, já que a maioria apresenta dificuldades nestas áreas, …muitos dos que escolhem este curso vão pelo gosto à biologia e química. As aulas práticas-laboratoriais são em geral muito bem lecionadas, (…) a maioria requer muito tempo … na elaboração de relatórios/artigos. As aulas teóricas na minha opinião, tendem a render pouco na maioria das unidades curriculares… É um curso um pouco geral já que se aprende “pouco de muito”, ficamos a conhecer bases de muitas áreas exteriores à biologia, mas pouco aprofundadas.

Bárbara Maurício, Bioengenharia FEUP-ICBAS

Apesar de a FDUP ter sido a minha primeira opção, só percebi que o meu lugar era ali passado algum tempo. No entanto, com a sua exigência e rigor de ensino, acabou por se tornar na minha segunda casa. Não só por me ter dado as ferramentas essenciais para vingar na área, mas também por ter vivido lá alguns dos momentos mais marcantes dos últimos anos. Da FDUP levo uma bagagem cheia de boas memórias que refletem a amizade, o esforço, o trabalho, a dedicação e a superação deste percurso tão intenso (...)

Inês, Direito, FDUP, gestora de parcerias da Easy Future

Avaliação final:

ree

Vantagens:

Ensino Superior de qualidade; Rede de transportes públicos eficiente e acessível por um custo inferior a determinadas faixas etárias; Infraestruturas adequadas ao nível de desenvolvimento; Elevada qualidade de vida; Valorização do património histórico e cultural; Paisagens belíssimas; Sentido cívico e de comunidade apurado.

Desvantagens:

Cosmopolitismo; Preço elevado dos imóveis, comparado com outras cidades; Trânsito frequente nas horas de ponta; Poluição nas ruas e zonas mais famosas (ex: Avenida da Boavista).

A Universidade de Coimbra

“Tradição, Vivacidade e História”

A Universidade de Coimbra, construída no reinado de D. Dinis, é precursora do acesso ao Ensino Superior em Portugal desde 1537. A universidade mais antiga do país e uma das mais antigas do mundo foi fundada em Lisboa, por ordem do rei D. Dinis, e transferida em definitivo para Coimbra, após um período de migração significativo.



Estudar na Universidade de Coimbra é dar continuidade à história da matriz intelectual do país, que formou as mais destacadas personalidades da cultura, da ciência e da política nacional.

Testemunhos:

O curso de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra disponibiliza aos estudantes uma base de conhecimento muito alargada em áreas como ciência política, direitos humanos, diplomacia, economia, entre outras vertentes das RI. Oferece, sim, um conhecimento bastante teórico, no entanto com a implementação do novo plano de estudos será possível ter também contacto com questões mais práticas da área. Para além do mencionado, é possível aos estudantes realizarem licenciatura com mestrado integrado, em parceria com a Sciences Po Bordeaux, ou ainda um menor em Sociologia, Economia ou Gestão.

Por ser uma licenciatura que abrange muitas áreas e que se debruça sobre os mais variados temas, os estudantes podem sentir-se perdidos quanto ao futuro, mas as atividades extra-curriculares que podem desenvolver, bem como os conselhos que podem adquirir juntos de outros estudantes e professores, ajudam nesta questão. Por fim, o curso de RI forma, a meu ver, não só bons profissionais, como também bons cidadãos por toda a sensibilidade e empatia que se vai desenvolvendo ao longo das aulas, das conversas, dos grupos de trabalho e da própria experiência enquanto estudante da Universidade de Coimbra.

Inês Roque, Relações Internacionais, FEUC

Línguas Modernas na UC funciona de maneira diferente, não há uma sequência obrigatória de cadeiras, nós fazemos o nosso próprio horário… (menos os níveis das línguas que esses sim são seguidos) isto para algumas pessoas é bom, para outras nem por isso… há muita gente (eu inclusive) que escolhe mal as cadeiras no início porque não sabem o grau de dificuldade… assim como que professores escolher!

O meu curso tem um projeto chamado tutor-junior, em que no início do ano são atribuídos a todos os caloiros um tutor de outros anos para que os possam orientar de uma forma mais impessoal, no entanto é sempre bom ter alguém desde o início a acompanhar já que isto será só depois das aulas começarem…

Na Faculdade de Letras há um conceito chamado “cadeiras de iniciação”, em que temos de escolher de uma lista 3 cadeiras (obrigatórias) que nada tem a ver com o nosso curso (algumas poderão estar interligadas de alguma maneira ao curso, outras não têm mesma nada a ver, no entanto temos de escolher mesmo três).

Tatiana Rasteiro, Línguas Modernas, FLUC

O curso de Ciências Farmacêuticas emprega uma ampla multidisciplinaridade e área de saídas profissionais, desde a Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar, Investigação Farmacêutica, Indústria Farmacêutica, Dermofarmácia e cosmética, Marketing Farmacêutico, Assuntos regulamentares do medicamento, entre outras.

Os dois primeiros anos do curso empregam disciplinas bases, (...) A partir do terceiro ano, começam a ser mais direcionadas para as áreas profissionais que este possibilita. De salientar que, o último ano possui um estágio obrigatório em farmácia comunitária, (...) importante para nos preparar para o mundo do trabalho.

As unidades curriculares são mais direcionadas para teoria, apesar de haver bastantes aulas laboratoriais, a avaliação é mais focada na escrita.

Por ser um curso bastante abrangente, no meu ponto de vista, não o torna muito fácil, visto que, temos que estudar um pouco de tudo.

Contudo, acho que o facto de ter tantas saídas profissionais é uma mais valia, principalmente para quem ainda não tem a certeza se é o curso certo, (...)

Vânia Araújo, Ciências Farmacêuticas, FFUC

Vantagens:

A cidade é segura, apresenta uma rede de transportes adequada, está bem localizada entre as principais cidades do país, além de possuir um ensino de excelência. É suficientemente grande e suficientemente acolhedora. Excelente para desfrutar das suas ruas e faculdades impregnadas de tradição. É uma região que recebe uma multiplicidade de estudantes internacionais, estando repleta de programas de mobilidade (Erasmus +), bem como acordos com universidades no estrangeiro (ex: Sciences Po Bordeaux).

Desvantagens:

Conhecida por “cidade dos estudantes”, não é, de momento, a melhor opção ponderar arranjar emprego nesta cidade. De facto, Porto ou Lisboa apresentam uma maior oferta, ainda que com preços mais elevados quanto ao arrendamento. Todavia, uma licenciatura em cursos mais antigos e de renome, como Direito é verdadeiramente valorizada no mercado de trabalho.

Avaliação final:


ree

O Porto é o teu destino de predileção? Ou será Coimbra o teu caminho?

Tens dúvidas? Não hesites em contactar-nos!



Comentários


Artigos Recentes

bottom of page