Burnout: uma questão de saúde pública
- Lia Alves

- 16 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de ago. de 2022
“Tive um esgotamento”.
“Foi para a faculdade e enlouqueceu”.
“Não aguento mais”.
São algumas das expressões que ouvimos e, infelizmente, cada vez mais frequentemente, principalmente entre estudantes universitários. Ninguém está verdadeiramente pronto para o desafio que é ingressar no ensino superior, mas este não deve ser um passo que leve um jovem à exaustão ou, como é definido, a um “estado de grande cansaço físico, mental e emocional”.
Estudos recentes mostram uma realidade verdadeiramente assustadora. Em 2012, estimava-se que 15% dos estudantes universitários em Portugal se encontravam numa situação de burnout. Em 2020 esse número aumentou para 52%, atingindo um recorde de quase 65% na Universidade de Aveiro. Estima-se, também, que cerca de 1/3 dos alunos do Ensino Superior toma medicação devido aos estudos (para aliviar sintomas de ansiedade e depressão e problemas relacionados com o sono e desempenho).
É uma realidade preocupante.
Atualmente, a síndrome de burnout é considerada uma questão de saúde pública, “acreditando-se que pode afetar indivíduos de qualquer classe profissional, incluindo estudantes, nomeadamente, universitários”.
As causas, geralmente, estão relacionadas com ambientes exigentes e de elevada competição, descrença num futuro profissional, situação económico-financeira do país e, mais recentemente, situação pandémica e ensino à distância. Os sintomas prendem-se com alterações de humor e dores de cabeça, barriga ou costas (na ausência de doença).
Se sentes algum destes sintomas, apelamos a que entres em contacto com um profissional de saúde ou linhas de apoio. Não estás sozinho. A Educação é parte estruturante do percurso de vida de qualquer pessoa, mas não é um espaço onde deva “valer tudo”. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física e não a devemos pôr de lado apenas com o intuito de alcançar determinado resultado. Um profissional pode ajudar-te a equilibrar ambas as facetas. Não hesites em procurar ajuda 😊

Linhas seguras de apoio:
Fontes:










Comentários