crossorigin="anonymous">
top of page

A educação física conta para a média? FACTO ou MITO?

Atualizado: 4 de mar. de 2021

“A classificação final de ensino secundário é um elemento fundamental na candidatura ao ensino superior, designadamente por ser considerada no cálculo da nota de candidatura.”. Por isso mesmo, é muito importante teres em mente de que a disciplina de Educação Física conta, sim, atualmente, para a tua média final do ano e secundário em geral, independentemente se estás ou não no curso de desporto.

ree

ENTÃO PORQUE É QUE ESTA QUESTÃO É UMA DAS MAIS POLÉMICAS?

É bastante simples! Na verdade, relativamente há pouco tempo, esta disciplina não contava para a média, mais precisamente, até 2018.

A partir de 2012, a nota desta disciplina não contaria para a média para o acesso ao Ensino Superior pois, como a Confap argumentou em 2010, “há bons alunos que, apesar do seu empenho, não conseguem obter boas classificações a Educação Física, acabando tal facto por lhes descer a média geral de acesso ao ensino superior”. Obviamente, houve pessoas que apresentavam opiniões diferentes, dando a seguinte consideração: “não é por contar para a nota que a Educação Física vai ser mais valorizada pelos estudantes”, defendendo a necessidade de se incutir o gosto nos alunos, “e isso passa por se saber de que modo está a ser dada esta disciplina e se os seus programas fazem sentido” (afirmou Jorge Ascenção).

Por um lado, é fácil de entender o porquê da necessidade de fazer desta disciplina prática «igual às outras». Não é novidade de que os jovens têm cada vez mais a tendência à obesidade e à vida sedentária por falta de exercício físico. Por isso, podemos supor que, esta medida pode ter a função de «motivar» os alunos a praticar desporto e ter uma vida mais saudável e ativa.

O Conselho de Escolas defende que “a classificação final da disciplina de Educação Física não deve ser considerada em qualquer cálculo para acesso ao ensino superior, exceto se o aluno assim o entender”, desta forma, se obtém um “equilíbrio”, não prejudicando “milhares de alunos que, por falta de aptidão” eram travados por via da nota desta disciplina.

O caso de Domingos Fernandes, investigador do Instituto de Educação de Lisboa, que saúda esta mudança, acaba por apresentar o argumento de que a obesidade começa a ser um problema de saúde pública.


Outra opinião, que “a Educação Física como uma disciplina de segunda linha [está] a ir contra a ideia de um currículo para a formação global das pessoas”, é também partilhada por Isidoro Roque, presidente da Federação Regional de Lisboa das Associações de Pais. Este dirige-se diretamente aos encarregados de educação que “se preocupem apenas com a nota de acesso e não com aquilo que os alunos de facto aprendem e com a sua saúde”. Mas esta afirmação acaba por ser mal entendida porque aquilo que é mais valorizado, seja dentro ou fora da escola, continua a ser muitas vezes, apenas a média de acesso, o que não deixa tranquilos nem os pais e especialmente os estudantes que «sofrem» com essa mesma preocupação todos os dias.


MAS AFINAL, DO QUE PRECISO ESTAR MESMO CONSCIENTE EM RELAÇÃO AO ASSUNTO?

Tens que saber o seguinte: se entraste para o 10º ano do ano letivo 2018/2019, és um dos milhares de estudantes a debateram-se com esta nova norma, pois são os «primeiros» que vão ter de ter um esforço redobrado nesta disciplina. Se tiveste a sorte de ser caloiro até o ano letivo 2017/2018, conseguiste safar-te (ou não) e a tua nota final de Educação Física não contará para a tua média de acesso ao Ensino Superior.


E tu? Preferias que a nota contasse ou não? Tens mais dúvidas em relação a este tema? Manda DM!

1 comentário


Membro desconhecido
29 de mai. de 2024

Acredito que esta disciplina não contar para a media era uma completa estupidez, pois existem bons alunos em muita coisa e por muitas vezes são prejudicados por apenas uma disciplina, por exemplo, sou estudante e a minha média seria de 18 se não contasse português para a média, pois tenho um mau desempenho nessa disciplina, mas não é por isso que esta disciplina iria parar de contar para a média de candidatura ao ensino superior.

Curtir

Artigos Recentes

bottom of page